17 de abr. de 2013

O amor de Deus por nos e maior que as acusacoes que Satanas faz contra nos!





" Agora e chegada a salvação, a forca e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador dos nossos irmãos e derrubado, o qual diante de Deus os acusava de dia e de noite."
Apocalipse 12:10.

Já foi acusado injustamente de algo? Algum objeto de seu ambiente de trabalho sumiu e o acusaram? Disseram que so foi bem na prova porque colou, quando na verdade ,você estudou pra valer? Sua vizinha ja acusou seu filho de empurrar o seu ao chao, quando isso de fato não ocorreu? Sem duvida e muito triste e frustrante passar por uma dessas situações. Ter que ir a luta e mostrar a verdade faz parte de quem passa por essa situação. E essas são simples situações cotidianas. Imagine em casos mais sérios, quando como se e confundindo com um ladrão e acaba preso no lugar dele!

Mas, ao menos, nesses casos tem-se a consciência de que não se fez nada errado e a pessoa pode ter paz de espirito e procurar resolver a situação e limpar seu nome.

Porem, e quando se esta de fato errado? Quando te acusam de roubo, e de fato houve? E quando te acusam de ser mentiroso, e se e? Quando dizem que você trai seu cônjuge e de fato o faz? A consciência pesa, sentimos dor e pesar e ficamos perdidos iguais a criança.

As boas novas de Cristo, dizem que todo pecado confessado e abandonado e perdoado pelo Pai Celeste e a partir disso podemos usufruir uma consciência limpa diante dEle (1 Joao 1:9).

Todavia, existe alguém que nos odeia intensamente, que deseja nos ver vivendo como escravos da dor e da tristeza nesse últimos dias. Essa pessoa, deseja que sejamos culpados de todos os pecados que cometemos ( quer estejamos arrependidos ou não, confessado eles ou não), com isso nos causando dor, magoa, ira, depressão... Tendo a intensão de nos afastar do amor de Deus. E ainda tem a audácia de comparecer perante o SENHOR e ficar nos acusando, não apenas uma vez ou outra, mas " de dia e de noite"!

Essa pessoa e o inimigo de nossas almas, Satanás. Ele esta empenhado em fazer nos parecer diante de Deus, simples pecadores que merecem serem lançados no Inferno!

Mas surge a questão: Qual e a real imagem que Deus tem de nos? Ele escuta as acusações de Satanás e as põe em pratica? Será que podemos fazer algo para nos defender? ou estamos fadados ao inferno? Podemos ser justificados diante do SENHOR? Vejamos dois casos na bíblia que nos ensinam muito sobre o assunto. No primeiro caso, a pessoa acusada era inocente. No segundo, o acusado era culpado!


Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.  Jó 1:1

Jó era um verdadeiro servo de Deus. Cumpria tudo aquilo que Deus requeria dele e o fazia com alegria. Tinha um bom testemunho da família, dos vizinhos e amigos. Quem ousaria proferir algo contra um homem assim?

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.  Jó 1:6-11

Eis! o acusador comparece diante do Criador e acusa Jó! Relata que e somente pelas bênçãos que Jó serve a Deus e ainda desafia ao SENHOR ao dizer que Jó o renegaria se fosse retirada Sua proteção dele. Qual foi a reação do SENHOR? Expulsou a Satanás de diante de si? Discutiu dizendo que isso não era verdade?

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. Jó 1:12-13

Incrível! O SENHOR não só escutou a Jó, como também permitiu que Satanás tocasse em tudo que Jó possuía e em sua própria saúde! Mas porque Deus permitiu isso? Jó não era "perfeitamente justo"?

Não. Por mais que Jó fizesse tudo que era-lhe requerido, ele não era perfeito. Ele pecava e se considerava muito justo em seu coração e não conhecia a Deus plenamente como pensava. Deus permitiu tal ação com um finalidade: Mostrar a Jó quem de fato era Deus assim como ele mesmo confessou:

Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:5-6

Sumo Sacerdote Josué:

Apos o retorno dos judeus de seu exilio de 70 anos de babilônia, foi reiniciado o serviço no Templo Judeu. Os sacrifícios foram recomeçados e profetas como Ageu e Zacarias passaram a incentivar o povo a voltar-se para Deus.

Todos procuraram servir e fazer a vontade de Deus ao Máximo! Principalmente o Sumo Sacerdote Josué, que como responsável pelo Santíssimo do Templo, deveria seguir as risca todas as recomendações da Lei de Moises para se manter cerimonialmente limpo. Caso contrario, sua própria vida corria risco!

Entretanto o profeta Zacarias teve uma visão:

Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.  Zacarias 3:1

Olha ai, Satanás mais uma vez! Dessa vez acusando um Sacerdote de Deus! Qual era a acusação?

O anjo do Senhor disse a Satanás: "O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? " Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava de pé diante do anjo. Zacarias 3:2-3

Satanás acusou Josué de estar cerimonialmente impuro! E isso não era uma acusação qualquer. Satanás praticamente estava requerendo a vida desse homem de Deus!
Qual foi a reação do SENHOR!... Vejamos:

O anjo disse aos que estavam diante dele: "Tirem as roupas impuras dele". Depois disse a Josué: "Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você". Disse também: "Coloquem um turbante limpo em sua cabeça". Colocaram o turbante nele e o vestiram, enquanto o anjo do Senhor observava.  Zacarias 3:4-5

Dessa vez, Satanás caiu do cavalo! O SENHOR não só poupou a vida de Josué, como o perdoou de seus pecados e o vestiu com " vestes nobres" e um "turbante limpo", significando que o colocava numa posição mais alta e justa diante de “SI”.

Imagine a alegria desse Sacerdote! Ser acusado, sabendo que estava errado,  mas ainda assim receber o perdão! Mas o perdão também incluía algo que esse Sacerdote deveria fazer:

O anjo do Senhor exortou a Josué, dizendo: "Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui.  Zacarias 3:6-7

     Para permanecer no perdão e na posição dada por Deus, Josué deveria continuar nos caminhos do SENHOR, obedecendo seus mandamentos.

O que podemos aprender dessas historias? Que o amor de Deus e maior que qualquer acusação que Satanás possa fazer contra nos. Que Deus sempre nos dará uma chance, desde que estejamos sinceramente arrependidos e mudemos nosso proceder de pecado.

Aprendemos também que as acusações de Satanás não são infundadas. O inimigo Sabe que Deus e um Deus de Justiça e procura apelar para isso, mostrando nossas falhas, para recebermos castigo divino. Mas não temas. Deus e Amor! e ao se Sacrificar, Jesus Cristo permitiu que a justiça divina fosse executada, sendo castigado em nosso lugar. Para usufruir disso, sejamos obedientes a Palavra do Senhor para que, mesmo que Satanás nos acuse, Deus, lá dos céus possa dizer a nosso respeito:

-Sei dos pecados dele(a), mas ele(a) ama e crê em meu Filho. Já perdoei seus pecados e o Amo muito! Afasta-te de mim, acusador!

Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário