7 de abr. de 2013

Quem ou o que e o Espirito Santo?



E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
 Efésios 4:30


Um amigo, de um amigo meu, que por sinal e meu amigo também, tem aprendido, através do primeiro amigo (Não se preocupem que desenrolo já - rsrs) a mensagem do evangelho de Deus. Muitas coisas tem sido ensinadas a ele, que com alegria, tem recebido. Porem, sabemos o quão Satanás e astuto e ardiloso. Através de suas "fortalezas mentais" tem criado duvidas sobre certos aspectos, ensinados na Palavra de Deus (Sobre fortalezas mentais e batalha espiritual, fiquem ligados no blog, pois em breve será feito um curso rápido sobre o assunto).
O tema em questão e sobre a Personalidade do Espirito Santo. Esse amigo, aprendeu de outras fontes de conhecimento, que o Espirito Santo nada mais e que uma energia a serviço de Deus, destituída de pensamentos ou emoções. Logo, não seria Deus, juntamente com Deus Pai e Deus Filho. Um assunto polemico, e não é de hoje.

Historicamente, essa questão surgiu por volta do Quarto século depois de Cristo. Um presbítero, de nome Ario, da cidade de Alexandria, criou o ensino de que Deus e uma Eterna Pessoa, Que ele criou a Cristo, o qual por sua Vez criou o Espirito Santo, com isso negando sua divindade. Esse ensino teve uma grande aceitação, mas por volta de 325 D.C.  houve o credo de Niceno que procurou corrigir essa ideia.

Esse é só o resumo da opera. Durante séculos houveram grandes debates sobre essa questão e ate hoje ela ainda se encontra em varias igrejas ou seitas como credo oficial. Esses grupos usam muitos textos bíblicos e raciocínios para "provar" que o Espirito Santo e apenas uma "forca" (Seria a "Forca" dos Jedi?) e não Deus.

Bem, não poderia mostrar e refutar todos os raciocínios dos Arianistas, pela questão de tempo e espaço. Existem muitos livros e textos que mostram sobre o assunto. Neste espaço, apenas defenderei a Divindade do Espirito Santo e sua personalidade. Como testemunho pessoal, deixo registrado que por 10 anos, segui um grupo religioso que e totalmente contra a Trindade. Por muitos anos acreditei Que Jesus era o Arcanjo Miguel e que o Espirito Santo era apenas uma "Energia de Deus", ou como os membros desse grupo gostam de comparar, como a nossa boa e velha "eletricidade".

Depois de muita luta espiritual, e durante um tempo antes de minha conversão, passei a pesquisar sobre o assunto e descobri coisas muito interessantes. Respeito a crença de todos, mas da mesma forma que antes eu defendia o "Arianismo" (embora na época eu nem soubesse quem era esse tal Ario!), hoje defenderei o Espirito Santo!

Primeiro eu gostaria de salienta o seguinte: Se quiser entender o assunto, primeiro mantenha a mente aberta. E muito difícil aprender coisas novas, quando se tem pré-conceitos sobre o assunto estudado. Minha dificuldade maior foi essa, pois eu não conseguia entender como uma "energia" poderia se Deus. Meus pré-conceitos anteriores dificultaram muito meus estudos. Mas com uma "Ajudinha do Espirito Santo", as "fortalezas mentais" foram caindo. Serei direto, mesmo porque, pois a verdade e simples. Quando se precisa explicar muito uma coisa que deveria ser simples, então algo ha de errado.

A personalidade do Espirito Santo

Primeiro deve-se entender o que e personalidade: Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. (Pervin, Lawrence A.; Cervone, Daniel & John, Oliver (2005). Persönlichkeitstheorien.  München: Reinhardt.)

Baseado nisso, o que nos diz a Bíblia sobre o Espirito Santo? Vejamos:

Características de Inteligência:

Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.

Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2:10-11)

E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.(Romanos 8:27-28)

Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. (João 14:26)

Vontade:

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. (1 Coríntios 12:11)

Amor:

Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus. (Romanos 15:30)

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30-31) [Como se pode magoar uma energia impessoal? Nunca vi a eletricidade sentir tristeza por estamos gastando ela demais!]

Atos pessoais

Nos, como pessoas, falamos, trabalhamos, mandamos, amamos, ensinamos... E o Espirito Santo? o que faz?

Fala:

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. (Apocalipse 2:7-8)

Da testemunho:

Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim. (João 15:26)

Intercede:

Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Romanos 8:26)

Ensina:

Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. (João 16:12-14)

Chama homens e os comissiona:

Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. (Atos 13:1-3)

Pode-se mentir a Ele:

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? (Atos 5:3) [como se pode mentir para algo que não possui inteligência? Imagine-se mentindo para seu guarda-roupa dizendo que ira comprar mais roupas, quando na verdade não ira comprar.]

Pode-se blasfema-lo:

Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. (Mateus 12:31-32) [Blasfemar implica falar com irreverencia contra um ser divino. Como blasfemar contra uma energia impessoal?].

E interessante que na Gramatica grega, os pronomes pessoais sempre aparecem antes da palavra pneuma (Espirito Santo na nossa tradução). No caso, ate a gramatica nos da mais uma razão para pensarmos no Espirito Santo como pessoa (Se esta duvidando, então compre um livro sobre gramatica grega. Dá muita dor de cabeça no começo, mas vale a pena!)

Existem muitos outros textos que falam sobre a Pessoa do Espirito Santo. De momento, creio que esses ja devem dar uma boa ideia sobre o assunto.

Mas, nesses casos, esta havendo uma personificação da Energia de Deus, e uma figura de linguagem! -Pode-se estar dizendo o leitor. Claro, isso e uma forma de interpretar o texto, e que esta baseado no pré-conceito, de que o Espirito Santo e uma energia impessoal. Agora, abra a mente. Não estou pedindo para que acredite, mas apenas para que seja um pouco ousado e pense no seguinte. Se você passar a interpretar o Espirito Santo como uma Pessoa, esses textos não fazem mais sentido do que pensar que Ele e apenas uma energia? Use a razão e o bom senso nesse caso.

A bíblia diz que Deus e Espirito (Joao 8:24). A palavra Santo da a ideia de consagração, de separar algo (geralmente o melhor) a Deus, pureza, ausência de pecado. Agora Traduza o que significa Espirito Santo. Dentre outras coisas pode-se dizer que e Deus puro, Consagrado, separado do Pecado. Uma energia jamais poderia ser chamada de Deus!

El Shaday, Jeová-Rafa, Jeová-Jiré, Emanuel, Jesus, Espirito Da verdade, Espirito de Cristo, Espirito Santo... Sao tantos os nomes que Deus da a si. Todos são Descritivos e referentes a Qualidades ou traços de Seu Ser. Todos nos revelam um pouquinho mais de Deus.

A divindade do Espirito Santo

Já vimos, que existe a possibilidade Real do Espirito Santo Ser uma Pessoa. Agora vamos ver na bíblia a possiblidade Dele ser Deus:

O Espirito Santo e Chamado  de Deus e Senhor:

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. (Atos 5:3-4)

Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (2 Coríntios 3:17-18)

São atribuídas obras exclusivas da divindade ao Espirito Santo:

Teve parte ativa da Criação em geral: Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra. (Salmos 104:30-31)

Inspirou a palavra de Deus:

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16)

São atribuídas características exclusivas da divindade:

Eterno: Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 9:14)

Onisciente: Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2:10-11)

Onipotente: Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (1 Coríntios 12:11)

Onipresente: Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. (Salmos 139:7-10)

O Espirito Santo Faz parte da Trindade Santíssima:


A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13:14)

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. (1 João 5:7)

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:19-20)

O fato de serem citados juntos não prova que Eles sejam uma trindade, mas pelo menos provam que todos trabalham juntos e estão em pé de igualdade. Não discutirei sobre a Trindade e a forma como ela funciona. O objetivo de hoje foi mostrar que O Espirito Santo e uma pessoa, e que para esse pensamento, ha respaldo bíblico e que Ele também e Deus.

Não digo a ninguém que creia nisso. Se alguém ha de crer ou não, será trabalho efetuado pelo próprio Espirito Santo, assim como Ele trabalhou comigo nesse aspecto. Só digo para que pensem no Seguinte:

Todos acreditamos num Deus Todo-Poderoso, que é Espirito e que Criou tudo que existe. Sabemos que nosso mundo material, nada tem a ver com o Mundo espiritual. Sabemos muito pouco sobre este mundo. Sabemos também, apenas, a "sombra da Realidade". Não podemos tirar um pedaço de Deus e por num microscópio e avaliar se Ele e Trindade ou não. Mas podemos fazer o seguinte: Parar de limitar a Deus! Ele e Tudo! Foge a nossa Razão, e quem somos nós para dizer que Ele não pode ser uma Trindade e ainda assim ser Uno? Arianistas, amo a todos com o Amor de Cristo, mas não limitem a Deus. Ele não pode ser avaliado de forma materialista, como se houvesse algo neste mundo que pudéssemos usar para Entende-lo. Nem mesmo os Trinitarianos tem todas as respostas. A verdade e progressiva e não porque Deus não quer que saibamos de tudo, mas porque ainda não estamos preparados para esse tudo! Quando as cortinas do Santíssimo se abrirem nos céus, lá estaremos, e veremos toda a Gloria plena de nosso Pai!

Paz e Graça a Todos


Melquisedeque

10 comentários:

  1. Caro irmão, nos meus vários anos como cristão, eu tive várias explicações sobre a "pessoa" dos Espírito Santo, mas nunca me preocupei com isso pois desde a minha terna idade (infância) eu já havia sentido o Espírito Santo na minha vida, mas a sua colocação foi extremamente didádica e ao mesmo tempo teológica - alias, o que me atrai a esse blog é a profunda teologia por vocês apresentadas, e sempre dismistificando o estudo bíblico, tratando dos assuntos com discrição e autoridade. Posso afirmar que os colaboradores desse blog tem o dom da Evangelização além da Palavra.
    Continuem assim. Que Deus guie os seus passos nessa linda obra de evangelizar.

    Fiquem na Paz de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico satisteito em saber que o principal objetivo do blog esta sendo atingido que e expor ensinos biblicos de forma acessivel e livre de preconceitos. Procuramos expor temas conhecidos,sempre reconhecendo o livre-arbitrio de todos ao escolherem suas crencas. Agradeco a feedback e sempre que desejar pode comentar e tambem expor algum tema que gostaria de ver explanado.
      Que a paz de Deus esteja sobre ti e tua casa!

      Melquisedeque

      Excluir
  2. Pessoalmente eu achei esse comentário um dentre outros que tenta manipular a mente dos servos de Deus. Durante toda a história da Nação judaica Deus sempre se manifestou com pessoa única, e em toda a bíblia o "espírito santo" é retratado de forma a sair da parte de Deus, assim como uma energia sai de sua fonte e sim a capacita a fazer algo. Embora tenhamos vários dons habilitados pelo o espírito, isso apenas mostra que Deus através de sua força pessoal ajuda, consola e capacita os seus servos, não há a necessidade de um ser (aparte de Deus) fazer essas coisas pois Deus já é Completo e capaz de fazê-lo sozinho.
    Desejo que Jeová possa lhes abrir o coração e que as verdades possam torná-lo um servo do Deus vivo.

    * Converse com uma Testemunha de Jeová, eles lhes ajudarão a ter uma visão apurada sobre esse assunto. Pesquise nos livros Perspicaz e Raciocínios.

    www.jw.org
    wol.jw.org/pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeco seu interesse em nosso blog e a exposicao de sua opiniao. E importante sempre termos um feedback dos leitores para sabermos se a direcao que tomamos e a correta.
      Apenas desejo dizer o seguinte sobre ela: Sobre manipular digo o seguinte,que quem manipula maneja algo,geralmente para beneficio proprio. Manipula aquele que quer vencer-nos sem convencer-nos, seduzir-nos para que aceitemos o que nos oferece sem dar-nos razões. O manipulador não fala à nossa inteligência, não respeita nossa liberdade; atua astutamente sobre nossos centros de decisão a fim de arrastar-nos a tomar as decisões que favorecem seus propósitos.
      Caso tenha lido o texto ate o fim, devera ter percebido que nao manipulei texto algum ou me utilizei de qualquer poder coercitivo para que as ideias expostas fossem aceitas.
      Agora pense: Muitos confundem as "manifestacoes do Espirito Santo com o proprio Espirito Santo. Ao afirmar que Deus se utiliza do Espirito impessoais para "manisfestar" Sua vontade, nao se pode pensar tambem, que O Espirito Santo como Deus tambem pode utilizar seu poder para manifestar sua vontade?
      Com relacao ao livro Raciocinios e Perspicaz posso dizer que ja os li, e embora tenham alguma utilidade,no mais possuem informacoes imprecisas e mais parece( no caso do Raciocinios) um livreto sobre como efetuar a venda de uma ideia ou livro (Nao desmerecendo as tecnicas usadas, que se estudadas a fundo, mostram como se pode MANIPULAR as pessoas para se crer nas ideias expostas no mesmo).
      Agradecemos seu comentario e incentivamos a que continue nos acompanhando e inclusive nos dando algumas ideias para expor a luz da Palavra.

      Que o amor do Pai,a Graca do Filho e as doces consolacoes do Espirito Santo estejam sobre ti e tua casa amado irmao.
      Melquisedeque

      Excluir
  3. Essa pessoa que acabou de postar esse comentário lamentável deve buscar estudar as escrituras com mais afinco. Os grande pais da igreja do primeiro século já atestavam a divindade do Espírito Santo como provado abaixo:

    Justino de Roma (Justino Mártir) escreveu por volta do ano 155d.C:"Nós porém do Deus verdadeiríssimo, pai da justiça, do bom senso e das outras virtudes, no qual não há mistura da maldade. A ele a o Filho, ...e ao Espírito profético, nós cultuamos e adoramos..." Justino de Roma1 apologia 6, Editora Paulus, p. 23

    Atenágoras escreveu por volta do ano 177 d.C: "Com efeito, dizemos que o mesmo Espírito Santo, que opera nos que falam profeticamente é uma Emanação de Deus, emanando e voltando como um raio de sol. Portanto, quem não se surpreenderá ao ouvir chamar de ateus indivíduos que admitem um Deus Pai, um Deus Filho e um Espírito Santo, que mostram seu poder na unidade e sua distinção na ordem? Padres Apologistas Petição em favor dos cristãos 10,p.131

    Irineu de Lião escreveu por volta de 180 d.C: "E este Deus é verdadeiramente Espírito de Deus..." (Contra as Heresias 2º livro 30,8, p.228)
    Desde sempre, de fato, ele tem junto de si o verbo e a sabedoria, o Filho e o Espírito. É por meio deles e neles que fez todas as coisas, soberanamente e com toda liberdade, e é a eles que se dirige, quando diz "Façamos o homem á nossa imagem e semelhança" ( Contra as Heresias, livro IV, 20,1p. 427)

    Teófilo de Antioquia escreveu por volta de 180 d.C."...são tipos da Trindade: de Deus, de seu Verbo, e de sua Sabedoria." Nota de Rodapé: "Em são Teófilo, como em Santo Irineu (cf. Contra Her., 4:20), o Espírito Santo é dito a Sabedoria" (Teófilo de Antioquia, Antologia dos santos padres, Edições Paulinas, p. 106)

    Tertuliano morreu em 220 d.C "que dispõe a unidade na Trindade, e estabelece o Pai, o Filho e o Espírito Santo como três: não pela qualidade e sim pela sequência, não pela substância e sim pelo aspecto, não pelo poder mas pela manifestação, sendo pois de uma substância, de uma qualidade e de um poder,..." ...porque Cristo é o Deus que reina sobre tudo, que ordenou a purificação do pecado, e renovou o velho homem" (Tertuliano, Contra Práxeas Antologia dos santos padres, p.166)

    Esses homens vivenciaram o inicio da igreja e a presença do espírito, então como uma pessoa ou um grupo religioso 2000 anos depois pode querer ter a razão de algo que não vivenciaram... É muita soberba afirmar categoricamente como falso algos sem vivenciar ou senti-lo.

    Só para vc saber os escritores desse blog já ocuparam posições de destaque dentro das "Testemunhas de Jeová" então eles estão habilitados e capacitados para discutir sobre esses assuntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos vossa contribuicao com nosso blog. E sempre bom Saber que existem pessoas que buscam zelosamente o conhecimento de Deus. Embora saibamos que somente a Palavra de DEus deve ser seguida como Regra de Fe e Total autoridade sobre nosso conhecimento, podemos nos utilizar de outros escritos para "comprovar" a veracidade de ensinos biblicos ja conhecidos. Continue a nos acompanhar e contribua com ideias e temas que podemos expor neste blog.
      Que a paz de Cristo esteja sobre Ti

      Melquisedeque

      Excluir
  4. Embora o comentarista anterior tenha defendido com unhas e dentes a confirmação dos supostos "Pais da Igreja" para afirmar a veracidade da trindade ou a personificação do Espírito Santo, temos vários pontos a observar antes de garantir que as palavras desses homens poderiam ser infalíveis. O Apóstolo João em 1 João 4:1 nos alertou sobre a vinda de vários profetas e intrutores dentro da igreja, por isso deveríamos provar "nas escrituras" tudo o que eles dissessem2 e o apóstolo Paulo afirmou a mesma coisa em 1 Timóteo 4:1 e o Apóstolo Pedro nos reafirma esse conceito em 2 Pedro 2:1. Então amigos, irmãos quem pode garantir que as palavras de JUSTINO MÁRTIR, IRINEU, INÁCIO DE ANTIOQUIA, CLEMENTE DE ALEXANDRIA, ATENÁGORAS, ORÍGENES, TERTULIANO, TEÓFILO DE ANTIOQUIA ou HIPÓLITO, são verídicas, ou como podemos garantir que a Igreja na época deles (segundo século) estava totalmente livre da apostasia e heresia? Paulo reprendeu a Igreja de Corinto mais ou menos 20 anos após a morte de Cristo, e poucos anos depois de sua pregação na localidade. Se o Cristianismo foi contaminado em 20/30 anos o que dizer da contaminação em 100/150 anos? Então não podemos garantir a infabilidade desses supostos "Pais da Igreja", temos que antes por a prova os ensinos e verificar se são coerentes com toda a bíblia.
    Quanto as capacitações dos donos do blog, nada dizem quanto a sua capacidade de entender e transmitir as escrituras com confabilidade e veracidade. Lamento por eles terem se afastado da Organização. Que Deus toque os corações deles, e que eles possam encontrar a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por contribuir com o crescimento deste blog. E satisfatorio observar que Deus pode usar ate mesmo a internet como fonte de aguas vivas.
      Com relacao a seu comentario gostaria de dizer o seguinte: Cuidado ao se utilizar de raciocinios circulares ao defender uma ideia. Da mesma forma que voce contesta uma possivel "inspiracao Divina" ou acusa outros de fazerem parte de uma "seita", pois os mesmos argumentos podem ser usados contra voce. Exemplo. Como se pode confiar na "inspiracao Divina" de algumas pessoas que viveram mais de 2000 depois de Cristo, que vivem enclausuradas em predios, que ensinam doutrinas biblicas de carater duvidoso ( opiniao de muitos eruditos biblicos que as consideram como HERESIAS) ,que fizeram inumeras profecias que nao se cumpriram e que volta e meia alteram os ensinos,mostrando inconcistencia de suas proprias ideia?
      Com relacao as nossas credencias,dizemos que nosso blog continua em constante evolucao e dentro de alguns dias, estaremos postando nossas " credencias e capacitacoes".
      Continue a nos acompanhar e cremos que com o Poder de Cristo, qualquer forma de corrupcao sera desfeita e as obra do Diabo expostas.
      A paz de Cristo irmao

      Melquisedeque

      Excluir
  5. Todo esse papo sobre a Divindade do Espírito Santo, é um assunto complexo, que existe até uma ramificação da Teologia que cuida exclusivamente desse assunto (Pneumatologia). Mas como explicado pelo o autor do blog, Deus é imensurável pela a mente humana, nós não podemos compreender completamente a divindade de Deus/Jesus/Espírito Santo, se olharmos pelo o prisma dogmático as qualidades de Onipresença, Onisciência e Onipotência se aplica as três pessoas acima descrita, porém a bíblia deixa claro que somente Deus possui esses atributos, então, ou os Três são Deus, ou os Três possuem atributos divinos, nos dois casos eles são divinos. Não fiquemos discutindo sobre por menores que não trarão a vida, o conhecimento pleno sobre esse ponto teremos apenas quando formos arrebatados (isso se Deus quiser nos revelar), antes procuremos servir a Deus, magnificando a sua criação, o sacrifício e capacitação de entendimento e conforto por ele proporcionado.
    Quanto mais buscarmos a Deus, mas e ele se aconchegará a nós e isso deve nos bastar.

    Que a paz de Cristo e as consolações do Espírito Santo estejam com todos os leitores e colaboradores desse blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    O amigo do amigo, que aprende e estuda a palavra com o 1º amigo, mas também é amigo do 2º amigo, quer dizer, primeiramente, que os dois amigos sao na verdade seus irmaos ^_^.

    Aguardei o desfecho do debate nos comentários para postar minha resposta.

    Quanto ao texto Melqui, obrigado.

    Estou compreendendo melhor o Espírito santo a partir deste artigo. Tenho novas dúvidas sobre o tema, que talvez sejam melhor aproveitadas em novos artigos rsrs, mas o artigo foi muito esclarecedor.

    Ainda nao sei o que sao fortalezas mentais, mas minhas batalhas espirituais tem sido vitoriosas graças a voces, e com o blog tenho fé que muitas pessoas também terao suas vitórias.

    Quanto às credenciais, verdades, blá blá blá etc, eis minha opiniao:

    Nunca engoli uma palavra sem antes refletir sobre ela.
    Construo meu conhecimento e sabedoria com dedicaçao e perseverança nos estudos e prática da palavra (como dito acima precisamos vivenciar as coisas). A experiencia vivida sela o aprendizado iniciado com a teoria, abrindo as portas da mente para novos entendimentos. Algo que também reforcei e testemunhei com voces em meus estudos, meus irmaos.

    Independente das "credenciais" de alguém ou algo, me preocupo se a mensagem que me é passada me ajuda a tirar a trave do meu olho. Nao temos a autoridade de julgar o conhecimento de algúem ou de um grupo, mas sim, podemos confrontar nossos conhecimentos e estudos até termos uma verdade única que atenda a todos.
    Acredito que se cada um de nós nos preocuparmos em sermos pessoas melhores para Deus antes de tudo, cada esforço individual somado trará para o Senhor o resultado que ele realmente espera.

    Um grande abraço para todos e, meus irmaos, continuem com esse blog. Ele é mais importante do voces pensam.

    ResponderExcluir