8 de jun. de 2013

Principios de Batalha Espiritual III - Deus Cura o Soldado Ferido!





Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. 
Jeremias 17:14

E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele ( Jesus Cristo) os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura. 
Lucas 9:11


Seguindo a sequencia deste modulo sobre Batalha Espiritual ( Pois e, o estudo esta se estendendo mais que o esperado. O Espirito Santo trabalha de formas misteriosas! ), falaremos sobre alguns assuntos muito importantes: A derrota na batalha, suas consequências e a "ressurreição" que o SENHOR efetua.
       
A Derrota:

Isso mesmo. Podemos ser derrotados! Lembre-se que somos nos, e não Deus, quem podemos vir a perder uma batalha. As causas podem ser muitas, mas principalmente, podemos cair por não termos uma vida de maior comunhão com nosso Deus. A falta de oração, jejum, comunhão com os irmãos na igreja, nossos pecados não confessados e a pressão de Satanás sobre nos podem nos fazer cair, causando inclusive nossa "morte espiritual". Principalmente para aqueles que se envolvem diretamente com trabalho de cura e Libertação, as pressões da guerra podem fazer com que um irmão ou irmã (ou mesmo uma igreja inteira!) não preparados venham a desfalecer em sua fé.

 Temos alguns exemplos de homens de Deus que por um momento vieram a cair:

  • Moises, quando permitiu que a ira e a vaidade subissem ao seu coração (Números 20:9-12);

  • Davi, quando permitiu que a cobiça entrasse em seu coração (2 Samuel 11:2-27);

  • Pedro, quando diante da pressão do momento, renegou ao SENHOR por três vezes (Lucas 22:56-61).

Por não terem vigiado o suficiente, estes irmãos, grandes baluartes da fé e homens que serviram a Deus do mais profundo de seus corações, vieram a perecer na batalha! Então que dirá de Nos, caso não tomemos cuidado?

Consequência:

Muitas consequências podem vir a ocorrer quando somos derrotados em batalha. Podemos perder nossos empregos; o amor de nossos entes queridos; Podemos cair no vicio das drogas ou bebidas alcoólicas. Podemos sucumbir a tentação e cair no adultério e na formicação. Porem a pior consequência de todas ( e da qual a todas as consequências citadas são derivadas) e a morte espiritual!

Na primeira batalha espiritual da humanidade, nos perdemos e assim nossa raça foi sujeita a morte espiritual ( sobre esse tema, leia, Prologo de Batalha Espiritual- A Armadura Espiritual de Deus:


Essa morte representa a nossa separação de Deus.


Esperança da ressurreição espiritual!


Entretanto, Existe esperança! :

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 
Romanos 5:8

Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. 
Lucas 5:32
       
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. 
Salmos 51:13
         

Deus nos ama tanto, que jamais permitiria que permanecêssemos mortos! Assim como Ele ressuscitou fisicamente a muitos; Assim como Ele promete a ressureição de justos e injustos no futuro ( Joao 5 : 28-29),  Deus nos promete hoje, uma ressurreição da morte espiritual, tanto individualmente, quanto de muitas "igrejas"( Ressalvo que as "igrejas" a que me refiro, são muitas que estão espalhadas por varias denominações, e não a IGREJA de CRISTO -como um todo- que e sua Noiva e Esta viva, aguardando o Retorno de Seu noivo, para ser arrebatada!).

Se você se considera um soldado ferido nessa batalha, ou caso vejas que tua igreja estas como que "morta em sentido espiritual", então prossiga com a leitura. Aprenderemos como Deus opera e o que podemos fazer para participar das profecias do SENHOR! 

Consideraremos uma visão, que o SENHOR deu ao Profeta Ezequiel, no capitulo 37, do versículo 1 ao 14, de seu livro. Nessa visão, o profeta vê um vale, e neste local, observa uma cena aterradora. 

O Vale dos Ossos Secos


Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. 
Ezequiel 37:1


Toda pessoa convertida, crente no SENHOR, nascido do Espirito Santo, pode ter a certeza de que Deus esta com ele. A "mão" do SENHOR, repousa sobre sua vida, e este passa a viver e a cumprir Seus desígnios . Podemos, pelo Espirito Santo, efetuar curar (físicas, emocionais e espirituais), expulsar demônios, pregar o evangelho e ter sonhos e visões de origem divina, assim como o profeta Ezequiel teve neste caso.


E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. 
Ezequiel 37:2


Que visão! Um grande vale, repleto de ossos velhos e secos por todos os lados! No mundo antigo, a maioria das guerras eram travadas em meio aos vales, onde havia espaço para os soldados e a cavalaria. No fim, os vencedores se retiravam para comemorarem, enquanto os feridos ficavam fazendo companhia aos mortos, esperando também a sua!

Na bíblia, o  vale geralmente conota um sentido de tomada de decisão. Podemos ver um exemplo no livro de Joel:

Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra. 
Joel 3:2

Na visão, os ossos podem representar aqueles que em uma batalha espiritual decisiva, cederam aos caprichos do pecado ou não ficaram firmes diante do SENHOR. A batalha foi intensa e houve a derrota. Isso pode ocorrer quer seja com indivíduos, que sejam comunidades de crentes.


E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. 
Ezequiel 37:3

Deus, como Todo-Poderoso, não nos deve nenhum tipo de obrigação. Mesmo assim, Ele gosta de interagir com seus filhos, procurando saber nossas opiniões e sentimentos. Um exemplo disso e o dialogo que O Senhor tem com Abraão antes da destruição de Sodoma (Genesis cap. 18). Interessante e que Ezequiel não foi  prepotente. Ele reconheceu que não sabia o que significava a visão e deu credito ao SENHOR sobre a revelação. Na batalha espiritual, devemos seguir o mesmo exemplo de humildade de Ezequiel, reconhecendo que só devemos ou não ir para a guerra, e que todo e qualquer conhecimento de batalha, vem mediante a orientação do SENHOR.

Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. 

Ezequiel 37:4

Na batalha espiritual, devemos sempre seguir as ordens do SENHOR, mesmo que a principio pareçam absurdas ou sem sentido. Para o homem carnal, dar ordens a um entulho de ossos secos e uma completa loucura ( 1 coríntios 1:23). Mas para o homem espiritual, uma ordem de Deus tem cumprimento certo ( Isaias 55:11). Cumpra-a sem questionar!


Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.

Ezequiel 37:5-6


O poder de nosso General de Guerra e imenso. Como Criador, Ele pode do nada, criar o universo e tudo o que existe hoje. Que dirá então daquilo que já esta formado! A partir de ossos secos, Deus passa a restaurar esses ossos e promete que lhes dará vida novamente! Se Deus e capaz de semelhante coisa, não fara ainda mais por nossas vidas? Sua vida encontra-se destruída? Sua família esta desestruturada? Sente-se como "ossos secos"? Estas escravizado pelo álcool, fumo ou drogas ilícitas? O Ministério que Deus lhe confiou esta morto? Irmãos e amigos, Jesus Cristo da a ordem e o morto retorna a vida! ( Joao 11:43-44).


Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.

Ezequiel 37:7

O vale encontra-se num silencio mortal. Enquanto Ezequiel ainda profetizava, escutou-se o ruído de sons de chocalhos. Pelo visto, já havia algum tempo que esses ossos se encontravam no vale, tempo suficiente para que neles habitassem cobras ou serpentes, que com seus chocalhos, saíram de seus esconderijos e fizerem grande barulho com a movimentação espiritual do local.

O movimento do Espirito Santo na transformação de nossas vidas, pode ocasionar no surgimento e revelação de "serpentes" ou pecados escondidos, que a luz de Deus, são expostos com o fim de haver a purificação do individuo ou da igreja, através do sangue sacrificial de Jesus Cristo (Apocalipse 7:14). Certamente que pode ser um processo incomodo a principio, mas a vida eterna, junto ao SENHOR, vale qualquer sacrifício.
       

E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. 

 Ezequiel 37:3

Os corpos estão novos e completos. Contudo ainda falta algo. A vida! Deus ainda não havia enviado o seu espirito para dar vida e movimento aos corpos. Observamos muitos irmãos que vão a igreja, pregam o evangelho, tem cargos na igreja, oram , louvam, fazem caridade, mas não tem vida em si mesmos! Não ha o a evidencia do Espirito Santo em suas vidas. Suas obras, não passam de "corpos sem espirito", que estão presentes, ocupam espaço, mas não tem movimento. Podemos ver esse mesmo aspecto com relação a congregações inteiras, onde os prédios são novos e grandes, a congregação da o dizimo corretamente, fazem boas obras, cuidam de missionários, mas não ha o mover do Espirito Santo na igreja e em seus membros. Não estamos aqui para fazer criticas a esses eventos, mas para mostrar os fatos e para dizer que não e da vontade do Senhor que essa situação permaneça, mas para que todos busquem a Ele, e ocorra a  "Ressurreição Espiritual”. Ainda ha esperança!


E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. 
Ezequiel 37:9-10

Deus e maior! Ezequiel profetizou e o espirito veio aos corpos recriados! O morto reviveu! Eles se puseram de pé e formaram um grande exercito! Em vez de criticarmos aos nossos irmãos e as igrejas que se encontram nesse estado de " ossos secos", devemos, assim como Ezequiel, "profetizar" ou orar a eles. Somos todos aliados nessa batalha espiritual. Como diz o Missionário Daniel Mastral, um ex-satanista convertido ao SENHOR: "Soldado ferido não vence batalha!". As igrejas e irmãos tombam diante do inimigo por não vigiarem, imitarem o estilo do mundo, por pecados não confessados, ou por não seguirem as ordens de Jesus. Mas esse relato nos mostra que o SENHOR, tanto pode quanto quer nos restaurar para voltamos a batalha. Amados, vamos "profetizar a restauração de nossos irmãos e de nossas igrejas!


Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. 
Ezequiel 37:11

Esta visão foi escrita primeiramente para os judeus e terá um cumprimento futuro para a nação de Israel. Entretanto a bíblia nos diz:


Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 
2 Timóteo 3:16-17

Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. 
Romanos 2:28-29

Podemos utilizar os princípios da Palavra de Deus para nos orientar e guiar. E como o apostolo Paulo dos diz, o que determina se a pessoa e ou não judia e seu coração diante de Deus. Podemos nos utilizar desses textos para nos edificarmos e a igreja.

Muitos lideres de igreja, devido ao estado de "mornidão", podem vir a cair em estado de depressão e tristeza profunda, e se sentem como "ossos secos". Sentem que nada mais pode ser feito em suas vidas. Esse pensamento e uma evidencia de sua falta de fé no SENHOR. Devido a isso, muitos não são curados, no vencem na vida, não se livram das drogas, não conseguem um bom emprego e vivem em sofrimento, pois não tem a fé no Deus que "ressuscita mortos".

Para sair dessa situação, primeiro deve-se reconhecer que se esta nela. Depois deve-se orar e buscar ao Deus de Israel.

Depois disso, Deus fara sua parte:


Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.

Ezequiel 37:12-15

O SENHOR promete! E cumpre! Ele restaura casamentos, cura enfermos, liberta pessoas oprimidas pelas drogas e o álcool, liberta homens e mulheres opressos por demônios, renova as igrejas, derrama seu Espirito Santo, perdoa pecados e nos concede  Salvação! Existem milhares de exemplos de pessoas de varias denominações evangélicas onde pessoas nas mais miseráveis condições de vida, pessoas que estavam " mortas em vida”, que tem suas vidas restauradas, para honra e gloria do Senhor Jesus!!!

Amados, a batalha e dura, mas mesmo que venhamos a cair, não precisamos nos desesperar, pois Deus promete nos curar e levantar "dentre os mortos", no sentido literal para o futuro e no sentido figurado, mas real no presente.

Para aqueles que estão na peleja, digo: Não despreze quem esta ferido. Antes, "Profetize" a seu irmão e a sua igreja. Clame ao SENHOR que derrame seu Espirito em nossos irmãos e igrejas feridas. Nossos inimigos são Satanás e seus demônios e não nossos irmãos e amigos.

Siga o conselho de Paulo ao Jovem Timóteo que e de grande valia na Guerra Espiritual, e prossigam firmes na fé em Nosso Senhor Jesus Cristo:

Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 
1 Timóteo 6:12


Shalom


Melquisedeque

3 comentários:

  1. Que a Paz do nosso Senhor esteja convosco.

    Eu estou admirada de ler essas ultimas matérias sobre a batalha espiritual. Sempre pensamos que estamos em uma zona de conforto achando que estamos fazendo o máximo ou o necessário para agradar a Deus, mas esquecemos que nós temos uma luta espiritual. Poucos estão preparados para isso - eu inclusive, mas eu gostaria de me aprofundar mais e mais nesse assunto, por isso eu gostei tanto desse conjunto de postagens. Desejo ler mais postagens como essas nos próximos dias. Que Deus continue usando-o para a nossa edificação.

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto é muito delicado: A Batalha Espiritual.
    Vivemos ela o tempo todo.. muitas vezes nosso espírito quer uma coisa e nossa alma deseja outra.
    Como é lindo o nosso DEUS!!! =)
    Uma coisa que achei bem interessante na leitura .. é que devemos ter o habito de confessar nossos pecados ao Senhor. É claro que ele nos conhece com a palma de sua mão; mas devemos confessar.
    É uma forma de reconhecermos nossa deficiência e o quanto somos dependentes da misericórdia de DEUS.
    Em relação a revelação que Deus fez a Ezequiel no vale de ossos secos .. Puxa vida que palavra tremenda.
    Se o Senhor deu vida á ossos secos .. imagina o que ele pode e QUER fazer em nossas vidas.
    As vezes me sinto longe de Deus .. ele é tão perfeito e grandioso, e eu sou tão pecadora.
    Mais no fundo acho que é assim que Satanás quer que sintamos!
    Precisamos exercer invocar o nome do Senhor!!!!!!!

    A paz do Senhor amigos. =)

    RAIÇA ADEMANS

    ResponderExcluir