16 de nov. de 2013

Filhos de Deus ou filhos do diabo?





Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.




        Brancos, negros, pardos, indigenas, amarelos, caucasianos... Existem muitas formas para se classificar as diferencas entre as pessoas. Dentro deste contexto e que podemos entender o conceito de racas. Fala-se de raca negra, ou branca, ou amarela. Alguns defendem a superioridade de sua propria "raca" com unhas e dentes. O ditador Hitler exaltava a superioridade ariana. Na epoca da conquista da America, portugueses e espanhois proclamavam a exaltacao da raca europeia diante dos indios de nosso continente.
        E se nao bastasse essa divisao, ainda existem subdivisoes criadas pelo homem. Seja o alto contra o baixo; loiros contra ruivos; rock contra sertanejo. Islamismo contra cristianismo...
        O Homem sempre sentiu essa necessidade de se considerar "melhor" do que aquele que lhe e diferente. Sao criados tribos, paises, clubes, denominacoes... Qualquer "diferenca" e motivo para um isolamento do restante do grupo.
       E claro que as diferencas existem. Seriamos tolos se declarassemos que elas nao existem. Entretanto, nao sao diferencas fundamentais, que deveriam nos levar a uma "separacao" fisica ou de ideais.
       A ciencia ja provou atraves do estudo dos genes, que todos descendemos de um tronco humano em comum. A historia do Livro Biblico de Genesis (Cap. 1,2 e 3) nos conta a origem da raca humana e do surgimento dos diversos povos primitivos.
       Com base na ciencia e/ou na Biblia, ninguem poderia querer advogar alguma superioridade racial. A raca humana e unica. As diferencas sao apenas uma prova de que Deus gosta de variedade!
       Contudo, existe uma diferenca que deve ser levada em conta. De fato, Deus tem feito uma separacao entre a humanidade. E nao e com base em cor, inteligencia, beleza ou status social. Esse e um assunto de extrema importancia pois pode decidir o nosso destino eterno!


        O texto base de hoje, nos revela algo sobre essa separacao. O Apostolo Joao faz uma distincao entre os filhos de Deus e os filhos do diabo. Basicamente, e a separacao entre o bem e o mal. A questao e: de qual lado estamos? 


     O Apostolo Pedro, quando estava na casa do gentio Cornelio, por inspiracao do Espirito Santo, nos informa:


E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.



      Neste contexto, Pedro se encontrava num dilema: A nacao Judaica nao permitia a interacao com outros povos. Somente com relacao ao comercio era permitido. Pedro vinha deste contexto social. Ele cria que a "raca judaica" era superior as outras. Deus, em uma visao, mostrou a Pedro o "SEU ponto de vista.  A diferenca nao era entre judeus e gentios, mas entre filhos de Deus e filhos do diabo! Quem faz a vontade de Deus, nao importa de qual povo ou nacao, se torna um filho de Deus. Quem nao faz...


        O Apostolo Paulo, num discurso feito na cidade de Atenas, nos da mais um vislumbre sobre essa separacao entre filhos de Deus e filhos do Diabo:


E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;



Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.



       Paulo confirma o pensamento de Pedro. Todos viemos de apenas um unico homem e mulher. Nenhuma diferenca racial ou geografica deveria existir, apenas aquela dita pelo SENHOR: Filhos de Deus e Filhos do diabo!
        Mas, o que diferencia um filho de Deus de um do diabo? Ainda no discurso de Paulo, podemos ter uma pista. Paulo diz que Deus nao levou em conta o tempo da "ignorancia". O fato de nao conhecermos a Deus, nos leva a fazer a nossa vontade e nao a Dele, apenas porque nao sabemos nem de Sua existencia, quanto mais de seus principios e leis.( Embora, ninguem na Terra, possa dizer que nunca soube dos principios de Deus. Estes, estao escritos nas "tabuas de nosso coracao"ou seja, nossa consciencia - Leia Romanos 2:14-16).
         Um filho de Deus, procura fazer a vontade de Seu Pai. O filho do diabo faz a vontade de si mesmo. Um outro Apostolo que tambem escreveu muito sobre este tema foi Joao.
         Na sua 1 carta ele fala algo mais sobre as diferencas entre os filhos da luz e da trevas:

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.
Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.



Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.




Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.
Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.
Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.



        E muito simples! Os filhos de Deus procuram se purificar do mundo! Existe de fato um afastamento de tudo o que vem do diabo! Nao fazem isso por se acharem superiores ou melhores, mas porque e da natureza da luz, nao se misturar as trevas! Assim como a agua que nao se mistura com o oleo, os filhos de Deus, nao se misturam com os filhos das trevas.
        Os filhos do diabo, assim como o seu pai, estao sempre pecando, e pecar como nos ensina Joao e nao fazer a vontade de Deus. Se purificar e praticar a vontade  divina e se tornar filho de Deus, atraves da fe em Jesus Cristo. Se filho do diabo e praticar o pecado e fazer a propria vontade e a de seu pai, mesmo que a pessoa diga que nao adore ou sirva a ele.
       
    Algo interessante e nos ensinado por Joao na continuacao de seu escrito:



Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.


        Eis um resumo de todo o pensamento. Filho de Deus pratica a justica Dele. Filho do diabo nao pratica a justica e nao ama a seu irmao! Fico imagino, quantos dentro das igrejas, pensam serem filhos de Deus, mas em seus coracoes sao filhos do diabo, por nao amarem a seus irmaos na fe! Ouvimos relatos de "irmaos" que fazem fofocas uns dos outros, nao ajudam aos irmaos necessitados ( tanto espiritual,emocional e financeiramente), nao apoiam seus pastores e nao sao capazes de perdoar as falhas de seus irmaos que possam ter sido feitas. O texto e direto: Nao e o fato de dizermos que somos filhos de Deus, que nos torna um, mas a pratica dos mandamentos de Nosso Pai nos Ceus e o amor que demonstramos a Ele e a nossos irmaos que tambem sao filhos de Deus!


      Amados, o mundo jaz no maligno. Os filhos das trevas estao ao nosso redor. Devemos ser luzes do mundo e mostrar que de fato somos filhos de Deus, nao de boca, mas de poder e vivencia. Os filhos do diabo tentam nos levar ao seu mundo. Eles nos criticam por tentarmos agradar ao nosso Pai. Nao devemos revidar ou ignora-los. Nossa funcao e levar o evangelho a todos e Deixar o Espirito Santo trabalhar nos coracoes.
       
        Irmaos, fiquem firmes. Nao se deixem seduzir pelas falacias do Inimigo. O aumento da tribulacao e prova de que o retorno de nosso Pai esta mais proximo do que nunca! Em breve, iremos ve-lo na sua volta, em poder e grande gloria. Ate esse momento, nao desanimem. Mas caso isso aconteca, lembre-se das palavras de Joao, escritas a todos nos, que alem de um forte incentivo sao palavras do Espirito Santo para fortificar nossas vidas:

Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.
Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno.
Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.
Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.
Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.
O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.



Shalom

Marcio Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário