30 de jan. de 2014

Como manter-se conectado a Deus?




Nessas últimas semanas eu aprendi algo muito importante quanto a nossa maneira de nos achegarmos a Deus. Embora nós sempre busquemos a oração como meio de nos conectar a Deus, muitas vezes o fazemos de maneira equivocada, buscando apenas os nossos próprios interesses. Quando nós nos tornamos conscientes disso, podemos nos ajustar e buscar uma nova forma de conexão com o nosso Pai.
Jesus ao nos ensinar a oração modelo descrita em Mateus 6 ele nos insta a buscarmos o reino. O reino do discernimento, da lucidez, do conhecimento, da sabedoria e da paz.
Um colega me enviou alguns questionamentos sobre como poderíamos buscar mais e mais a Deus, e me enviou um questionário para poder responde-lo. Eu gostaria de compartilhar com os Leitores do blog os meus comentários, e caso tenham algum questionamento, fiquem a vontade para fazê-los.

# Questão 01 - Quais os benefícios de buscar o reino de Deus?

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Se eu buscarmos o reino de Deus em primeiro lugar, tudo que for realmente importante para as nossas vidas nos será dado.

# Questão 02 - Qual o caminho para chegar a Deus?

“Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?   Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:5 e 6).

Jesus disse: “Eu sou o caminho”. Não importa a qual denominação religiosa você pertence, se você não estiver em comunhão com Cristo você nunca irá conseguir conhecer o Pai. Muitas “igrejas”/”seitas” dizem que o único meio para encontrar a Deus é estando dentro delas (Alguns dizem que são as únicas que fazem o que Deus realmente quer – colocam-se como Juízes diante da humanidade, elas se auto proclamam a cana de medir de Deus!)

# Questão 03 - O que devemos pedir ao Senhor a cada manhã?

 “Faze-me ouvir da tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti elevo a minha alma.  Livra-me, ó Senhor, dos meus inimigos; porque em ti é que eu me refugio.  Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano” (Salmo 143:8-10).

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

Embora as orações possam ser diferentes, nós devemos sempre pedir perdão pelos meus pecados e que Deus que nos ensine diariamente a fazer a Sua vontade. Nós temos que criar uma mente de dependência de Deus, pois tudo que somos, temos e desfrutamos, só o fazemos por sua misericórdia, benignidade e amor. Nós não merecemos nada disso, e quando reconhecemos isso diante de nosso Pai, estamos mostrando humildade e submissão. Estamos dizendo: Deus eu estou a sua disposição, faça de mim o que o senhor desejar!

# Questão 04 - O que acontece quando oramos a Deus?

“Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu;  e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo” (Lucas 3:21 e 22).  

Quando nós oramos a Deus, nós criamos uma ligação com o Pai. Nesse momento é como se os Céus se abrissem para nos conceder as providências divinas em nossa vida. Lembremos que Deus nos prometeu que nenhum de seus filhos ficariam desamparados se dedicassem a sua vida a Ele sem “ansiedades”, trazendo para nós a verdadeira prosperidade, pois Deus nos concede através de seu Espírito Santo, a nossa paternidade – Romanos 8:14-17

# Questão 05 - Como devemos orar?

“E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.  Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (João 14:13-15).

“Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Judas 20,21). 

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

Devemos orar a Deus Pai, em nome do sangue resgatador de Jesus Cristo, sempre dispostos a sermos obediente aos Seus mandamentos. Não devemos nos esquecer que o Espírito Santo é o nosso intercessor que opera junto ao nosso Salvador, Jesus Cristo. Assim, podemos orar também ao Espírito Santo.

# Questão 06 - Qual o melhor momento para buscar o reino de Deus?

“Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.  Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração, e vigio” (Salmo 5:2 e 3).  

Não existe um momento específico para nós procurarmos as Deus e seu Reino, porém como o salmista deixou bem claro, o podemos fazer pela manhã, antes de qualquer atividade, para oferecer a Ele o melhor do nosso tempo. Esse é o caminho para a intimidade com Deus. Começando o dia com o Criador, nós recuperamos a nossa alegria e temos os ânimos fortalecido para encarar o dia. Quando nós dizemos pela a “manhã” não estamos criando uma regra, pelo o contrário, estamos apenas dizendo que a primeira atividade que devemos ter é a comunhão com o nosso pai. Existem pessoas que devido ao seu trabalho, só começam o dia após o meio-dia, mesmo essas pessoas podem desfrutar da comunhão com o Pai, ao levantar faça uma oração de agradecimento e peça que ele seja o seu guia nessa vida atribulada.

# Questão 07 - Como Devemos adorar a Deus?

“Louvai ao Senhor! Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor na assembléia dos santos!  Alegre-se Israel naquele que o fez; regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei.  Louvem-lhe o nome com danças, cantem-lhe louvores com adufe e harpa.  Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação.  Exultem de glória os santos, cantem de alegria nos seus leitos.  Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e na sua mão espada de dois gumes” (Salmo 149:1-6).

Por meio de louvores. Louvor significa: elogios, admiração e adoração. Quando nós louvamos a Deus nós expressamos gratidão, alegria pelo perdão e fé. Além de mostrarmos a todos (Anjos/Demônios/Pessoas) que nos sentimos alegres por servirmos ao nosso Deus. Podemos lembrar do exemplo de Davi. Quando Davi trouxe a arca para a “Cidade de Davi” conforme descrito em 2 Samuel 6:14-16, ele e o povo dançavam, cantavam (louvavam a Deus) diante da cidade, porém esse louvor foi visto de modo repugnante por Mical esposa de Davi, pois segundo ela ele se comportava de modo insano. Hoje muitas pessoas também podem pensar semelhantemente a Mical quando nos veem louvando e glorificando ao nosso criador, mas nós nunca devemos nos envergonhar, antes devemos prosseguir, e adorar mais e mais, por que aquilo que é loucura aos olhos dos homens é maravilhoso aos olhos de Deus.

# Questão 08 - Como podemos ouvir a voz de Deus?
“Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3).

“ Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”( João 17:17).

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17).       

Irmãos o meio pelo o qual o nosso Deus se comunica conosco é através da suas escrituras – A Bíblia. Deus nos abençoou com os maiores livros que a humanidade pode conceber. Nos seus 66 livros nós temos respostas a todas as nossas perguntas. Mas nada adianta lermos a Bíblia por ler. Antes devemos buscar a Deus em oração, para que ele possa nos enviar o Espírito Santo, e esse nos revele os mistérios de Deus. Apenas com o auxílio do Espírito Santo nós podemos discernir os pensamentos de Deus. Deus sempre está disposto a falar conosco, mas cabe a nós o buscarmos para conversar!

# Questão 09 - O que Jesus deseja ensinar-me por meio da Bíblia?

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve” (Mateus 11:28-30). 

“Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10:38).

“E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim” (Mateus 10:38).

“Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.  Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 15:7,10,17).  

Antes de tudo Jesus veio a Terra para tornar conhecido o nome de Deus; Assim todos nós podemos aprender que a nossa principal motivação deve ser a proclamação do evangelho. O evangelho nos ensina a sermos pessoas melhores, pois nos ensina o altruísmo, a humildade, a mansidão e o amor. Sendo ele o Caminho, nós por andarmos nos seus passos iremos chegarmos a ter uma comunhão real com Deus. Sendo a Verdade, sabemos que tudo que ele ensinou é verdadeiro e assim podemos depositar todas as nossas confianças e fé nas suas palavras. Sendo ele a Vida, temos a certeza que mesmo que pereçamos (no sentido carnal) ele poderá nos resgatar da morte, podemos ter a certeza que não seremos desamparados mesmo diante de provações e privações. Jesus quer nos ensinar a encontrar o caminho da verdade e permanecermos nele até o fim.

# Questão 10 - O que acontece quando buscamos o reino de Deus?

“Regozijai-vos sempre.  Orai sem cessar.  Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.  Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; Abstende-vos de toda espécie de mal” (1 Tessalonicenses 5:16-22).  

Buscar significa ir atrás com ímpeto, com força. Ou seja buscar o reino de Deus, deve ser uma ação contínua e impetuosa. Nós devemos ser como as ondas do Mar batendo contra um rochedo. Embora o rochedo se mostre imponente, indestrutível, inabalável a onda continua a desafiá-lo e continuamente desfere os seus golpes. Nós devemos ser como ondas! Todo aquele que buscar viver de acordo com os parâmetros do Reino de Deus, terá algum tipo de obstáculo para superar, muitos serão tão intransponíveis como um rochedo, porém nós nunca podemos desistir, temos de lembrar do dito popular: “Água mole, pedra dura, tanto bate, até que fura”. Os que seriamente buscam o Reino, sempre terão ao seu lado um grande aliado – O Espírito Santo. Quando deixamos que ele atue em nossas ele irá nos ajudar a transpor esses limites, e nós nos fortaleceremos mais e mais. O nosso inimigo está a nossa espera, esperando que nós caiamos. Porém como diz o texto acima, não deixemos de orar, dar graças, de Buscar o Espírito Santo, e sempre buscar conhecer mais e mais a Deus – sempre retendo aquilo que é bom!

Jesus disse: “... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo”. Do mesmo modo que o nosso Senhor conseguiu vencer esse mundo quando ele vive e lutou para mostrar aos homens o Reino de Deus, nós também venceremos todos os obstáculos, aflições e problemas, basta termos Deus em nossas vidas.

# Questão 11 - Como Jesus se apresenta a cada novo dia? 

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã” (Apocalipse 22:16).  

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente” (Daniel 12:3).  

Jesus é como uma estrela, ou uma lâmpada que nos ilumina com a sua vida, ensino e amor. O sábio rei Salomão nos diz em Provérbios 4:18, “que as vereda dos justos é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.” O apóstolo João identifica Jesus como sendo a “verdadeira luz que ilumina os homens” (João 1:9). Assim podemos concluir que Jesus se apresenta como sendo a nossa Luz, aquele que ilumina os nossos passos em direção a vida. E nós somos beneficiados desse brilho todos os dias, quando nos dirigimos em oração e agradecemos pelas as ricas bênçãos que recebemos através do seu sacrifício resgatador.

# Questão 12 - O que o Espírito Santo sente e faz por mim?  

“Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?” (Tiago 4:5).

“E a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5).  

Quando Jesus partiu ele disse: “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” O Espírito Santo age de várias maneiras diferentes da Bíblia. Ele atua como advogado, conselheiro, ajudador, ele nos capacita com dons espirituais, tudo isso ele faz com o objetivo de nos achegar mais e mais a Deus, porém o que ele mais faz é nos aproximar do Pai. Quando nós dedicamos as nossas vidas a Deus, nós criamos um vínculo direto e contínuo com Pai, e essa ligação só é permitida através da habitação do Espírito Santo em nós. Quanto mais nós oramos e pedimos uma relação achegada com o Pai, mais o Espírito Santo atuará em nós, com o objetivo de nos fortalecer espiritualmente. Por isso é essencial que o Espírito Santo faça morada em nós. Porém ele só habita em lugares santos, então nós temos que santos como Deus o é. – Levítico 11:45

# Questão 13 - Como podemos contribuir com o Reino de Deus?

“Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação” (Tiago 5:16).

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente” (Daniel 12:3).

Embora Deus tenha nos comissionado uma grande tarefa de transmitir as suas verdades a todos os povos, línguas e nações, ele também nos disse para orarmos e suplicarmos por nossos amigos, familiares e irmãos da fé, pois através de nossas intercessões (com a súplica pela a atuação do Espírito Santo) podemos atingir os corações de todos eles, trazendo-os para Cristo e assim eles receberão a sua “cura” espiritual. Assim podemos ganhar mais súditos para o Reino de Deus através da oração – embora muitas vezes as nossas súplicas não sejam respondidas de imediato, nós não devemos deixar de fazê-lo, devemos seguir o exemplo da igreja primitiva em Atos 12:5, que orava constantemente/intensamente por Pedro que estava na prisão. As vezes as bênçãos pode demorar (do ponto de vista humano) mas elas virão.

# Questão 14 - Que promessa existe quando buscamos a Deus na primeira hora de cada dia?

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jeremias 33:3).  

“Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).  

Ele me garante que estará ao nosso lado, independentemente dos problemas. Saberemos que vitória é nossa pois Deus estará conosco.

# Questão 15 - O que eu posso dizer para Deus agora? 

“…Eis-me aqui para fazer, ó Deus, a tua vontade…” (Hebreus 10:9).

Irmãos espero que essas perguntas a mim feitas e por mim respondidas possam ser úteis a todos os leitores dos nossos comentários bíblicos. Embora esses questionamentos pareçam ser simples, a profundidade deles é tremenda. Muitas vezes Deus se revela nas miudezas, mas particularidades, então devemos sempre estar atento a voz de nosso Criador.
Irmãos desejo que:

"Que o Amor de Deus, a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo sejam com o povo de Deus hoje e sempre. Amém"



Por Leandro Rocha

Um comentário:

  1. Olha, eu vi a Questão 4, ¨O que acontece quando oramos a Deus?¨ Eu olhei na bíblia os versículos ali citados, e não achei compatível com a pergunta, poderia checar para mim? Obrigado, Deus abençoe!

    ResponderExcluir