15 de fev. de 2014

Quem pode sentar-se ao lado de Jesus Cristo em Sua Gloria?









E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?
E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.







         Eis uma situacao interessante: dois discipulos de Cristo, Tiago e Joao, chegam a seu Mestre, e fazem uma solicitacao um tanto inusitada. Eles querem sentar-se ao lado de Cristo, quando Este estivesse em sua Gloria. Por que eles queriam isso? Quais suas motivacoes? Foi uma atitude correta e aprovada por Jesus?
         Para termos respostas satisfatorias e necessario sabermos o que Tiago e Joao entendiam por "sentar-se ao lado de Jesus.
          Na epoca de Jesus, havia uma grande expectativa sobre a vinda do Messias. O povo Judeu tinha a ideia de que O Messias (ou O Cristo, palavras vindas do hebraico e do grego, respectivamente, significando Ungido) seria um libertador politico, descendente da linhagem real de Davi, que acabaria com o jugo opressor dos estrangeiros ( No caso, Roma) e traria uma nova era de paz e prosperidade a nacao Judaica.             Neste momento, os discipulos de Cristo nao o viam como o Servo sofredor (Isaias cap. 53) que tinha um destino espiritual especifico. Eles nao conseguiam perceber que o Cristo morreria em favor de muitos (Lucas 24:46). Tiago e Joao viam a Jesus, como O Messias Guerreiro, que Instauraria novamente a Monarquia. Prova de que muitos pensavam assim ocorreu em uma ocasiao em que o povo tentou obrigar Jesus a ser rei:




Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.
João 6:15      




         Tiago e Joao queriam ter autoridade especial no "governo terrestre do Messias". Seu desejo era serem os homens de confianca do Messias, tendo autoridade sobre todos, exceto sobre o proprio Messias.
         A motivacao deles foi puramente egoista. Queriam o poder apenas para si mesmos, e nem levaram em consideracao os outros apostolos. E qual foi o resultado?


E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João.


        A situacao era critica. Os dez ficaram sabendo do pedido e com razao ficaram indignados. Esse pedido, feito por Tiago e Joao, mostrava o que eles tinham em seus coracoes:  Consideravam-se maiores e melhores que os outros apostolos!
         Esse poderia ter sido o primeiro "racha" da Igreja, caso Jesus nao tivesse intervindo. Infelizmente, esse tipo de situacao e bem comum nas Igrejas atuais. Vejam o caso das Igrejas Evangelicas Brasileiras. Quantas denominacoes diferentes temos? Quantos Ministerios e Associacoes? Temos Batistas Tradicionais, Renovados, Pentecostais, do Setimo dia... Presbiterianos Independentes, do Brasil, Conservadores do Brasil... Metodistas Wesleyanos, Tradicionais, Livres... Assembleianos Da Madureira, Ministerio Sul Fluminense, de Belem... Nem mesmo os Neo-pentecostais escaparam, como podemos ver no exemplo da Igreja Universal, que deu origem a Igreja Internacional da Graca de Deus (Missionario R.R Soares e o Bispo Edir Macedo iniciaram o ministerio juntos) e a Igreja Mundial do Poder de Deus ( Apostolo Valdomiro foi um "pupilo" do Bispo Edir Macedo).
         Pesquise nas historias dessas denominacoes ou Ministerios e perceba o motivo da maioria das divisoes. Muitas foram por causa de desentendimentos, causados pela sede de poder. Quando alguma lideranca nao se encontra satisfeita com a Direcao Geral, logo eles partem, levam consigo uma parte do rebanho e iniciam novos Ministerios.
         Nem toda divisao e ruim. Muitas podem ser necessarias devido ao espaco ter se tornado insuficiente ou devido a alguma estrategia evangelistica. O problema, sao as divisoes causadas pelo espirito humano egoista. Muitos Lideres veem seu ministerio como superior ao outros. Eles pensam que o Ministerio funciona devido a sua presenca e que devido a isso, sao melhores que o restante dos irmaos.
         Entretanto, esse nao e um pensamento de Cristo. Ao se deparar com essa situacao em Seu Ministerio, Jesus logo passou a corrigir o problema, com sua costumeira sabedoria divina:



Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles;
Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
         


         Jesus mostrou o grande contraste existente entre os Reinos do Mundo e o Reino de Deus. As nacoes possuem seus principes, ou lideres, que governam sobre outros, mas mesmos estes, tem Autoridades Superiores a si mesmos. O Maior e aquele que detem maior poder. O Maior e quem manda mais. No Reino de Deus e diferente. O maior e o menor! O Grande, nao e aquele que manda mais, mas sim o que Serve mais! Jesus nao proibe o desejo de querer ter autoridade em Seu reino, mas ensina que somente aqueles que tem o desejo de servir os outros, como um menor, sera reconhecido como "grande" no Reino dos Ceus.  Jesus da a Si mesmo como exemplo. Jesus Cristo, Filho de Deus, Filho de Davi, de Ascendencia Real, nao veio para ser servido por suditos, mas para servir-los!
        Numa outra ocasiao, Jesus exemplificou esse principio de outra maneira:



Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.



        Joao Batista foi considerado o maior dos Profetas, pelo proprio Cristo, tendo seu Ministerio comparado ao do proprio Elias ( Mateus 11:14). Mas dentro do Reino de Deus, "o menor" e considerado como tendo maior autoridade que ele!
         Ninguem pode querer arrogar para si uma autoridade superior a de seus irmaos em Cristo. Nao importa que a pessoa seja um Bispo, Pastor, ou Apostolo, se ela age de maneira contraria ao que Jesus ensina, ela sera considerada como tendo menor autoridade no Reino de Deus, do que aquele que procura servir ao irmaos, procurando ser o "menor".
         Se todos os que estao em posicao de lideranca seguissem esse mandamento de Cristo, dificilmente teriamos divisoes na Igreja, pelo menos, por causa do motivo da sede pelo Poder. Muitos querem ter Autoridade sobre seus "irmaos", mas se esquecem que a verdadeira autoridade e Nosso Senhor e Salvador Jesus!
         E para aqueles que tem esse desejo de serem "os Maiores" e ao mesmo tempo, querem estar ao lado de Cristo, lembrem-se do Seguinte: Tiago e Joao pediram para estarem a direita e a esquerda de Cristo. Os outros apostolos ficaram enciumados pois, provavelmente em seus coracoes, tambem ambicionavam tal posicao. Mas observem, quem ficou ao lado de Cristo, quando a situacao ficou critica:


E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda.


         Dois bandidos ficaram na posicao ambicionada por Tiago e Joao! Claro, que naquele momento, nem passavam por suas cabecas em serem cruxificados! Mas para se estar ao lado de Cristo, e necessario passar por algum tipo de sofrimento. O Reino de Deus, nao vem de forma facil:


E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.



        E nao pensem que apenas o fato de estar ao lado de Cristo pode fazer da pessoa um "supercrente". Vejam o que disseram os dois salteadores:



E o mesmo lhe lançaram também em rosto os salteadores que com ele estavam crucificados.
        


        Estar ao lado de Cristo, implica quase que sempre, perseguicao e sofrimento (Joao 15:20). Se formos os "menores" e de fato "servimos a nossos irmaos", podemos ter a certeza que estaremos nos lugares que Tiago e Joao queriam. Contudo, devemos vigiar para nao fazermos como os salteadores e cairmos no calor das aflicoes. Mas, felizmente, um dos saltadores, percebeu seu erro, e tomou uma atitude:


E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.


        O ladrao reconheceu seus erros e pecados, e reconheceu que Jesus era inocente. E ainda reconheceu que Jesus era o Messias e pediu um lugar em seu reino. E a resposta de Jesus, foi bem diferente da que deu a Tiago e Joao:


E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.


      Esse ladrao recebeu, o que os apostolos mais ambicionavam. E ele nao fez nenhum tipo de boa obra, ou desejou estar acima dos outros. Simplesmente, reconheceu seus erros e a Uncao de Jesus. E foi recompensado por isso.
       Desejas sentar-se ao lado de Jesus, e ser "Grande" em Seu Reino? Isso e prometido nas Escrituras:


E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;


E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.


         Para tanto e preciso estar preparado para "pagar o preco". Deves servir aos irmaos, ministrando em suas vidas. Nao deves ter o desejo de ser "superior". Deves estar disposto a carregar sua propria cruz (Lucas 9:23). E deves ter em mente que o verdadeiro SENHOR e Rei e Jesus Cristo. Nosso ministerio e apenas um dom dado por Ele, e deve ser utilizado como forma de Engrandecer Seu nome e nao o nosso! Um verdadeiro Lider do Reino dos Ceus deve ter a atitude de um Rei e a humildade de um servo. Na duvida, siga o exemplo de Jesus. Ele soube ser perfeitamente as duas coisas.
            As denominacoes e ministerios podem ser divididos. Mas a Verdadeira Igreja de Cristo, Seu Corpo mistico, jamais podera ser dividida, pois Jesus orou por sua Unidade e Deus jamais deixa de ouvir a oracao de um Justo:



Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.


Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.



Shalom


Seminarista Marcio Carvalho
        

10 comentários:

  1. Muito edificadora esta mensagem amigo seminarista!
    Deus abençoe sua vida, família e ministério.

    Seminarista Michel F. Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Olha, o texto é muito bom e edificante, porém, só uma coisa: a igreja internacional da graça de Deus não veio da igreja universal, até pq quando o rr soares começou o ministerio, o bispo edir macedo, começava a pregar no coreto do Méier, no RJ, que foi onde surgiu a Igreja Universal do Reino de Deus.
    Mas fora isso, obrigada pelas suas outras explicações. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que ele quis dizer é que houve uma separação entre o Macedo e o Soares, representantes da IURD e IIGD.

      Excluir
  3. Ótimo artigo e fiquei aqui refletindo porque tantas divisões e denominações na igreja, a vaidade e o orgulho com certeza ajudou nesta proliferação de idéias e conceitos na qual o homem sempre fala a minha é a que tá certa e etc.....

    ResponderExcluir
  4. Que Deus nos ajude a ser longânimos para que possamos viver como Jesus cristo viveu... se me permitir gostaria de deixar esta sugestão http://www.revelacoesapocalipse.com.br/em-busca-da-vida-eterna-em-cristo-jesus/

    ResponderExcluir
  5. Como é bom falar das escrituras!
    Lendo essa postagem viajei na palavra.
    como Boa leitora que sou da bíblia, amei aprender novas explicações.
    Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Glória a Deus por essa mensagem de ensinamento...

    ResponderExcluir
  7. Tremendoooo 🔥 que palavra tremenda, impactada 😭😭😭😭😭😭😭❤️

    ResponderExcluir
  8. Muito bom amei abordagem sobre disputa e poder e alinhamento com o reino dos céus. Esse nosso Jesus é verdadeiramente ungido de Deus um mestre do ensino!

    ResponderExcluir
  9. Glória a Deus,por essa mensagem!!!
    Devemos viver realmente os ensinamentos de Jesus

    ResponderExcluir